terça-feira, 29 de março de 2016

Atividade física: Mocinha ou Bandida?

Todo mundo ouve que ginástica faz bem, não é verdade?
Mas que ginástica? Qualquer uma? Quanto tempo? Quantas vezes na semana?
E principalmente, é bom porque?
Veja esses dados: de cada 10 pessoas que morrem por causa cardíaca, como o infarto, por exemplo, 04 delas ainda estariam vivas, se praticassem caminhada pelo menos 20 minutos por dia, de domingo a domingo. E se aumentarmos esse tempo para 40 minutos, 08 delas teriam evitado a morte.
Então a dica é: MOVIMENTE-SE.
Além da prevenção das causas de morte cardíacas, a caminhada também previne e ajuda no tratamento do diabetes, do câncer de intestino e da depressão.
Mexa-se!
Estamos falando de 10 mil passos por dia, em caminhada, que equivale a perda de 200 calorias. 
Então a perda de 200 calorias diárias é que é a principal forma de proteção contra essas doenças. Podemos conseguir isso com outras atividades também. 
Existe uma tabela de cálculo própria mostrando quanto tempo devemos nos dedicar a cada atividade para queimar as 200 calorias. Quanto mais calorias queimadas em uma atividade, maior é o benefício, mas, infelizmente, queimar menos de 200 calorias ( que equivale a metade de um cheeseburguer)  não demonstra benefício algum. É a partir de 200 calorias que deixamos de ser considerados sedentários.
Agora o outro lado: Apesar da atividade física ser importante, muitas vezes o rastreamento do risco para sua prática acaba sendo negligenciado. 
Você sabia que as mortes súbitas ocorridas durante a atividade física poderiam, em sua maioria, ter sido evitadas se a pessoa tivesse feito uma avaliação médica minuciosa?! Nunca inicie uma atividade sem consultar o seu médico. Principalmente se você já sentiu tonturas, desmaios, falta de ar, dores no peito ou na cabeça, durante qualquer atividade.



Nenhum comentário: