quinta-feira, 18 de julho de 2013

HPV

Toda mulher sabe que tem que ir ao Ginecologista fazer o preventivo, que é o exame de papanicolau, mas nem toda mulher sabe o porquê. O preventivo procura lesões que podem virar câncer no colo do útero e normalmente esse tipo de lesão é causada pelo HPV.
O HPV ou papiloma vírus humano é o vírus da verruga.
Isso mesmo qualquer verruga que você tiver é causado pelo HPV. 
Existem mais de 200 subtipos desse vírus que é muito incidente na população. 
A maioria das verrugas é auto-limitada, quer dizer não tem muita repercussão clínica, mas existem quatros subtipos que causam uma inflamação crônica no colo uterino, levando ao câncer. 
E você sabe por que isso é tão preocupante? 
Porque não tem sintomas, ou melhor, os sintomas são inespecíficos e podem passar despercebidos ou serem atribuídos a uma inflamação comum. 
Mas e agora você quer saber o que é pior do que isso? Uma lesão por HPV no colo do útero normalmente é adquirida por contato sexual, mas pode levar até 15 anos após o contato pra se manifestar, isso que dizer que não dá pra saber de quem você pegou. Péssimo né?

Por isso que temos que fazer o papanicolau todo ano! Mas a grande novidade é que já existe vacina, aliás duas vacinas, que antes era dada só para mulher até 16 anos, porque estava em teste, mas agora liberou pra todo mundo, homens, mulheres, crianças , idosos e mesmo que já tem HPV tem que vacinar. 
A vacina não impede você de ter contato com o vírus, mas impede do vírus agredir o organismo, porque tem anticorpos contra ele. É fácil imaginar que se todos vacinarem o câncer do colo de útero acaba. Não seria ótimo?

Pensando nisso o Ministério da Saúde começou a vacinação de meninas de 10 e 11 anos pelo SUS, mas acredito que essa vacina logo vai estar disponível no SUS para todas as idades. Pensa na economia que o governo vai ter evitando gastar com tratamento de câncer. Mas enquanto isso, não há porque esperar, a vacina é uma realidade e vale apena se cuidar . Você encontra nas clínicas de vacinação e em alguns laboratórios. Converse com seu médico e peça a prescrição, pois é necessário ter o pedido do médico para vacinar.

Nenhum comentário: