segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Alterações do colesterol e as mulheres.

Olá leitoras,
Esta semana estive lendo um artigo da Sociedade Brasileiro de Cardiologia com um Consenso sobre dislipidemia, que é a alteração do colesterol, nas mulheres, e achei interessante passar para vocês.
Então o que vocês precisam saber?
Hoje em dia está na moda demais tomar ômega 3 para melhorar o bom colesterol. Gente não há comprovação científica que isso dê resultado.
Mas sabem que ingerir o colesterol ruim, a gordura trans, piora o bom colesterol. Isso mesmo, a gordura trans diminui o HDL. Aonde tem gordura trans, nos biscoitos, deliciosos, onde vem escrito gordura vegetal hidrogenada.
Não é para não comer. É só para comer de vez em quando e não fazer deles a base da alimentação diária.
O HDL é um mau mocinho enquanto LDL é um bom bandido. O que isso quer dizer? Que o poder de defesa do bom colesterol é muito pequeno e o poder de ataque do colesterol ruim é muito grande.
Então nós temo que tentar manter baixo o nosso colesterol ruim a todo custo. Ingerindo menos gordura e fazendo ginástica para queimar o excesso ingerido e não deixar ele depositar nos nossos vasos.
Quando a gordura deposita no vaso, que é o que chamamos de placa de ateroma, corremos o risco de sofrer um derrame ( Acidente Vascular), ou um Infarto. Porque vamos correr este risco se podemos prevenir, e com medidas simples, né!?
Mais uma informação para vocês. Não sei se sabem, mas o uso do hormônio de reposição hormonal oral, ou anticoncepcional oral, pioram um pouco a coagulação do sangue e o colesterol ruim. Então se vocês tiverem este problema precisam se preocupar em tratar o colesterol antes de usar o hormônio e acompanhar as taxas. O objetivo é evitar deixar formas as placas de gordura.
A alteração da tireóide também pode causar alteração dos níveis de colesterol. Quando identificada uma alteração nela, primeiro a trate e corrija a disfunção. mas se depois o colesterol continuar alterado, terá que ser tratrado também.
O uso do remédio de colesterol não é isento de riscos. Mas se medidas preventivas não dão conta de evitar a elevação da gordura, ele deve ser usado sempre. E se aparecerem reações ruins, deverá ser tentado outro e outro a té um que se adapte e te proteja.
Espero que estas dicas tenham sido úteis.
Até a próxima
Dra Maria Luiza Campos

Nenhum comentário: