quarta-feira, 2 de maio de 2012

Será que eu engravidei?

Todos os dias recebo muitos emails com dúvidas a respeito do ciclo menstrual e se pode ter ocorrido uma gravidez, desejada ou não, neste mês.
- Eu estava no dia fértil?
- Posso sangrar e estar grávida?
- A camisinha rompeu, e agora?
- Esqueci a pílula, e agora?
Vou te dar respostas práticas e dicas básicas, para diminuir um pouco este sofrimento mensal.
Funciona assim: se você não usa pílula, então seus ovários, dentro de um ciclo, vão produzir o óvulo, selecionar, ovular. O útero vai preparar o endométrio para receber a gravidez e se isso não acontecer, a menstruação acontece.
Ok. No dia em que você começa a menstruar, o útero está dando a seguinte informação ao cérebro:
- Não engravidei, não tem bebê aqui, vou descamar.
Imediatamente o cérebro responde:
- Ovários preparem novo óvulo que ainda não ocorreu a gravidez.
Então enquanto você ainda está começando a menstruar, deu-se por encerrado  o ciclo anterior e o novo já começou.
Por isso o ciclo menstrual começa no primeiro dia de sangramento.  Deste dia para frente, o corpo leva em torno de sete a vinte e um dias para ovular. Isso varia de pessoa para pessoa.
Quando o óvulo já está pronto e a ovulação vai acontecer, os próximos quatorze dias são do útero já preparado, esperando a fecundação acontecer.
Êpa, peraí! Então como é que vamos calcular o período fértil???
O período fértil é individual. Você vai precisar saber se sua menstruação vem em períodos fixos, como de 21 em 21 ou a cada 28 ou 32 dias. Pois veja agora o que acontece no caso que eu vou mostrar:
Se  temos 14 dias depois da ovulação, para menstruação descer e se eu menstruo, por exemplo, a cada 24 dias, isso que dizer que em torno de 10 dias já estou com meu óvulo pronto. Percebeu? Então meu período fértil, seria durante aquela semana em que estou completando dez dias do dia em que comecei a sangrar.
Se o seu ciclo for de 28 dias, então a ovulação será em torno do décimo quarto dia.
Agora preste atenção. Isso não é matemática, então pode variar de um mês para outro e portanto não funciona para evitar gravidez. É bastante usado para quem quer planejar a gravidez, para saber o período de maior expectativa.
Agora se você está usando um anticoncepcional, seu ovário está bloqueado. Não está fabricando o óvulo. Mas se você esquecer de tomar a medicação, o estímulo hormonal pode acontecer, aquela mensagem que o cérebro manda ao ovário, e ele pode iniciar o processo de ovulação. Então os comprimidos não podem, ser esquecidos.
Fica a dica: se for uma pílula monofásica, ou seja, aquela que a dose hormonal é a mesma o mês todo, e você esquecer, tem que tomá-la assim que lembrar. Mas se já tiver passado mais de 12 horas da hora do esquecimento, interrompa o ciclo, espere menstruar e recomece no primeiro dia como se fosse a primeira cartela. É o mais seguro a se fazer.
Tem o recurso da pílula do dia seguinte, que devemos lançar mão só em último caso, quando a camisinha rompe, por exemplo, pois: -primeiro, é uma dose hormonal mais alta e traz alguns sintomas indesejáveis; -segundo, não é um método contraceptivo tão eficaz como a pílula mensal.
Quando você usa a pílula do dia seguinte, fica ansiosa esperando a menstruação descer, para saber se deu certo ou não. Mas dependendo da época do ciclo que você usou, o sangramento poderá só vir no outro mês. Ou seja, não é obrigatório ter sangramento depois da pílula do dia seguinte. Mas pode haver retenção de líquido, com edema e até náuseas, que às vezes nos deixa confusas pois não sabemos se é sintoma de gravidez.
O melhor a fazer é manter a calma, esperar o dia correto da menstruação. Ansiedade nos leva a fazer exames desnecessários que não terão resultados eficazes neste período.
E, por fim, é muito comum ouvirmos comentários de mulheres que engravidaram e ficaram menstruando.
O que acontece é o seguinte, quando o óvulo vai implantar no útero, este processo pode causar um pequeno sangramento que pode ser confundido com menstruação, mas é diferente do ciclo normal e fora de época. Agora, uma mulher sabidamente grávida e que esteja sangrando, provavelmente está com alguma alteração que se não olhada a tempo, pode levar a um risco de abortamento. Não é certo estar grávida e com sangramentos.
Bom, é isso aí. Espero ter tirado algumas dúvidas e ajudado a entender mais sobre o período fértil.
Até

22 comentários:

Anônimo disse...

doutora estou com uma duvida inorme sabe pois esta com 1mes e 20 dias sem mestruar ontem veio liquido rosado como se fosse mestruar.pensei que iria ficar mestruada mas ainda estou assim com pouco de liquido rosado o que será ?mim ajude porfavor.e um cheiro de sangue .

nayara marques disse...

tomei 3 cartelas de pilem total de 6 pilulas,so q as duas primeiras cartelas eu tomei as 2 pilulas juntas sem o intervalo de 12 horas,e minha mestruação não desceu ate hoje ja entrando pra 1 mes do uso da primeira, tem algum risco de estar gravida?ou meu erro foi ter tomado as pilulas juntos e não ter feito efeito?

Anônimo disse...

Olá doutora,

tomo o anticoncepcional Yaz fazem 4 meses e no ultimo mes tive problemas com horarios mas tomei todos os dias a pilula. Durante a pausa de 4 dias minha menstruaçao desceu normalmente, apos a pausa, no primeiro dia que voltei a tomar a pilula ainda estava menstruada mas com o fluxo bem baixo e tive uma relaçao sexual sem camisinha, mas ele nao gozou dentro. Entao, continuei tomando a pilula normalmente e nos horarios corretos, agora estou no terceiro dia da pausa e minha menstruaçao nao veio, existe a possibilidade de eu estar gravida??

Por favor, responda, estou sofrendo com a dúvida.

Obrigada

Camila Almeida disse...

Oi. Bom, o negócio é o seguinte: dia 14 de novembro tive uma relação malsucedida com meu namorado onde, no fim da transa, percebemos que a camisinha havia estourado. Eu estava no meu 9º dia do ciclo menstrual, portanto ainda não tinha ovulado, mas mesmo assim optei por tomar a PDS. Tomei em pouco tempo depois da relação, umas 2h depois mais ou menos. Pois bem, depois disso, calculei que minha próxima menstruação viria aproximadamente dia 3 ou 4 de dezembro, mas dia 29 de novembro (quinta feira) tive um sangramento que até então, pensei que fosse minha menstruação adiantada por conta da pílula. O fluxo de sangue veio idêntico ao meu fluxo menstrual e por isso me confundi. Daí então, pensando que fosse minha menstruação, comecei a tomar um anticoncepcional chamado Siblima, mas na sexta à noite, após uma relação com meu namorado, o sangramento parou totalmente. No domingo, quando acordei, percebi um sangue mais aguado e em menor quantidade na minha calcinha e estou muito preocupada: será que estou grávida? O fato d’eu ter começado a tomar o anticoncepcional durante esse sangramento, e não durante minha menstruação de fato, pode influenciar no meu ciclo? O que devo fazer em relação ao medicamento: paro ou termino a cartela? Será que a PDS funcionou? Estou grávida? ME AJUDE URGENTE, POR FAVOR!

Anônimo disse...

oLÁ eu tomava anticoncepcional,tomei o ultimo comprimido e esperei 7 dias para a mentruaçao vir. dia 17/12/12 veio minha menstruaçao e acabou dia 22/12 nao continuei a tomar o remedio tive relacao logo no dia seguinte e depois 9 dias apos acabar minha menstruaçao,agora estou sentindo colicas leves e meus seios doem,posso estar gravida??

Tatiane Albino disse...

Bom, eu tomei pilula do dia seguinte, umas 6 vezes. Tenho algum risco de não engravidar? :(
obrigada...

Anônimo disse...

Quarta-feira eu fui sair com minha amiga e meus amigo fomos beber, Ai rolou hoje quando fui ao banheiro vi que tinha uns 4 pingos de sangue estranhei sendo que eu só ia parar de tomar o remédio no sábado ... Só que quarta como eu sai e só cheguei no dia seguinte acabei esquecendo de tomar e terça também.

Anônimo disse...

Boa tarde, to com uma duvida... eu tomo a 9 meses a pilula mercilon conti de 28 comprimidos, sempre tomei regularmente, no mesmo horario, sendo que a 2 semanas eu perdi um comprimido e nao consegui acha-lo mais, era o ultimo comprimido branco, no dia seguinte tomei o comprimido verde e como minha mentruação ja estava para descer, desceu nesse dia mesmo, e nos outros dias eu usei camisinha na hr da relaçao, ate o termino da cartela...
Ta ai minha duvida, posso ter engravidado por causa dessa pilula deixada de tomar, quanto tempo o remedio continua a fazer efeito no organismo? Relembrando que sempre tomo certinho e que essa foi a unica vez que nao tomei.
Aguardo resposta ansiosamente, obrigada!

Anônimo disse...

Olá,gostaria de tirar uma duvida, a pilula do dia seguinte faz com que ocorra um sangramento proprio do uso dela, ou já é a menstruaçao?

Anônimo disse...

olá, menstruei dia 30/11 e tive relação no dia 9/12, no dia 11/12 tive um sangramento de cor vermelha bem parecido com menstruação, usamos camisinha, e eu não tomo nenhum tipo de medicamento AC ... o que pode ser esse sangramento?

cristiane disse...

sai do resguardo e comecei a tomar o anticoncepcional micronor no primeiro mes nao fiz nada na primeira semana da segunda cartela tive relaçao com meu marido sem proteçao sera que posso estar gravida?

Anônimo disse...

oi, eu tomei a pirula do dia seguinte mais alguns dias dps meu namorado ejaculou novamente dentro de mim e um dia depois eu começei a sangrar issu é efeito da pirula? ou devo procurar um medico?
obs:ja havia passado o meu ciclo menstrual este mes!

Anônimo disse...

Ola doutota!
Se eu transar no dia seguinte que terminei a cartela de anticoncepcional, posso engravidar?

Bel disse...

Pois é, estou com esse sangramento fora do ciclo citado nos ultimos parágrafos (tentando engravidar), mas já fiz tantos testes que já estou desistimulada. Será que espero vir a data correta da menstruação ou faço logo o teste? Aliás, quando devo fazer o exame? Beijos!!

Anônimo disse...

Ola dra. Minha namorada toma anticoncepcional regularmente e nas horas certas, transamos sem camisinha e ejaculei dentro da vagina, decidimos comprar uma pilula de emergencia e depois de uma semana voltamos a trnsar e aconteceu de novo o mesmo ato mas nao foi tomado outra pilula. Agora ela.ta no intervalo do anticoncep. E a mentruacao nao veio, sera gravidez ou eh o efeito da pilula de emergencia? Ela toma levotiroxina.

Ingrit S. Tonett disse...

Doutora, no seu post você colocou a seguinte frase: "Agora se você está usando um anticoncepcional, seu ovário está bloqueado", isso também serve para os anti-concepcionais injetáveis? Eu uso a Mesigyna a 1 ano, comecei tomar certinho, no mesmo dia do mes, no máximo 1 dia de diferença, mas não são todos os meses que eu menstruo, isso é normal?
Obrigada

Anônimo disse...

Dia 17 tive uma relação sexual sem camisinha e com coito interrompido, sendo que foi o primeiro dia que tomei o anticoncepcional Selene. Dia 19, veio minha menstruação normalmente, sendo que tive 5 dias de ciclo, dia 24 acabou. Só que hoje dia 28, estou tendo um pequeno sangramento novamente( escuro e não tão liquido, e teve uma hora que até ardeu, estou preocupada, o que pode ser isso ? Será efeito do anticoncepcional? E detalhe, meus peitos estão inchados...Pode ser gravidez ?

Taynara disse...

Tomava o anticoncepcional Adoless, terminei a ultima cartela e parei. Minha menstruação veio dia 22/10 (ciclo de 28 dias, devido ao Adoless). A proxima menstruação veio no dia 16/11, tendo um ciclo de 25 dias (já sem tomar a pilula). Dia 24/11 tive relações desprotegidas com coito interrompido. Mesmo assim, cerca de 1 hora depois, tomei a pilula do dia seguinte. Devido a PDS, dia 30/11 (6 dias depois) veio a menstruação novamente! Porém, até hoje, dia 02/01 minha menstruação não veio! Estou desesperada! Fiz um Beta HCG qualitativo depois de 32 dias da relação, com sensibilidade 10 MUi/HCG, deu NEGATIVO. Minha pergunta é: Quais as chances de eu estar gravida juntando todos os fatos (Coito interrompido + Pilula do dia seguinte + Beta HCG negativo após 32 dias da relação)?
Aguardo resposta e já agradeço sua atenção.

Anônimo disse...

Ola, boa tarde!
Gostaria de uma ajuda, pois estou sem ginecologista fixa no momento e estou preocupada com minha situaçao atual.
No dia 26/11 mestruei, e foi meu ultimo dia de anticoncepcional. No dia 28/11 parei de mestruar e tomei a pilula do dia seguinte nesse dia e no dia 29/11. Na quinta da semana seguinte tive sangramento que durou uma semana mais ou menos.
Minha mestruaçao chega entre 20-30 de cada mes, e ate agora só tenho cólica e dores no seio, como eu fico na época de mestruao, mas nada dela chegar.
Isso é normal? eu vou mestruar? Hoje já é dia 03 e nada! Devo me preocupar???

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber o seguinte, minha esposa toma anticoncepcional e a 5 dias atras ela menstruou fora do periodo, que no caso ela menstrua la para o dia 15, ela menstruou no dia 14 do mes passado e 5 dias atraz, e hoje esta passando mal enjoô, nossa preocupaçao e de ela estar gravida

Fran Santos disse...

Olá Dra. Maria Luiza... Preciso de ajuda... Minha médica está com o consultório fechado... Estou com um atraso de 7 dias, minha última menstruação foi em 29 de novembro. Ontem fiz o exame de sangue, o resultado não ficou claro, deu 178 ui/l. O que isso significa? Estou grávida? Muito obrigada pela atenção... espero a resposta com ansiedade...

Anônimo disse...

Olá Boa tarde! minha menstruação veio no dia 25/11/12, meu ciclo é de 21 dias, era pra ter vindo no dia 15/12/12 e desde então não veio a menstruação.Devo fazer o teste de gravidez?