terça-feira, 13 de março de 2012

Cuidados de Higiene no Verão

Então queridas leitoras, andei sumida! Agora trago uma entrevista minha para o blog Nova Lua, escrita pela jornalista Manoela Ferreira. Acredito  que vai tirar a dúvida de muitas mulheres. Então dêem uma olhada.

http://blog.novalua.com.br/2012/03/cuide-da-sua-higiene-intima-neste-verao/


Por Manoela Ferreira
Nos dias de calor, as mulheres devem ter cuidados redobrados com a higiene íntima, afinal o corpo fica mais propenso a suar, ter irritações, desenvolver alergias e odores por causa disso.
E de que adianta ter a calcinha mais linda se a mulher não estiver em dia com a saúde? Por isso, o blog Novalua conversou com a Dra. Maria Luiza Campos, titulada pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, que deu algumas dicas de cuidados básicos.
Leia a entrevista completa:
Como a mulher deve se cuidar no verão?

Devemos evitar que a região genital fique muito abafada e suada. O excesso de calor e umidade na vagina, aliada a pouca oxigenação, facilita o crescimento de microorganismos patogênicos, pois ‘mata’ nossos lactobacilos, que são bactérias de defesa da vagina mantendo-a um pouquinho mais ácida. Sem eles o ph muda e ela pode ser ‘invadida’. Com isso teremos coceiras e corrimentos.
Você recomenda o uso de absorventes diários, sabonetes e desodorantes íntimo?

O absorvente diário causa a falsa impressão que estamos secas, mas na verdade, a vagina fica mais abafada, com menos oxigênio. É prejudicial. O ideal é uma calcinha de algodão bem larguinha e muita saia. Os sabonetes íntimos, usados só externamente, ajudam a manter a acidez do local e manter os lactobacilos vivos.

Qual o tipo de calcinha mais recomendada no dia a dia?

A calcinha ideal é sem corante, branca, de algodão e bem larguinha. Além disso, quando for depilar, bem na parte de baixo, na entrada da vagina, o ideal é não arrancar todo o pelinho, mas cortar curtinho, para que o tecido da calcinha não encoste diretamente na mucosa vaginal. Assim evitamos irritações da nossa mucosa causadas pelos restos de detergente que ficam nos tecidos.
Também é bom termos um sabão neutro específico para lavar as roupas íntimas, que devem secar ao sol e não devem ser misturadas às outras roupas.
E as calcinhas rendadas, justinhas ou fio dental?

Os tecidos mais coladinhos, só valem em ocasiões especiais. Não são saudáveis no dia a dia
É mais aconselhável dormir sem calcinha?

Se usarmos muita calça jeans e tecidos sintéticos durante o dia, é saudável à noite dormirmos com uma roupa mais larga ou até sem ela, para que possa ocorrer a oxigenação do tecido da vagina, matando aquelas bactérias que necessitam de pouco ar para sobreviver.
Tags: dra. maria luiza campos, gineologista, higiene íntima, novidades, Verão
Posted in Lingerie, Verão, calcinha



Um comentário:

sayozinha disse...

olá,boa noite..
fiz um exame chamado colpocitologia oncotica
o resultado foi esse:
duas celuas escamosas apresentam atipias de significado indeterminado. bacterias supracitoplasmaticas( sugestivo para Garnerella vaginallins)/mobilluncus) leucocitos celulas endocervicais.

oque pode ser doutora me ajude
é um Cancer?
eu estou em tempo de ficar louca
me ajude se posivel
obrigado